quarta-feira, 23 de março de 2011

Segurança Durante o Treino

Olá lutadores,
Hoje eu trago uma serie de informações sobre um assunto de vital importancia para nós que praticamos um esporte de muito contato, a nossa segurança.

Quem está acostumado a treinos de combate, e outros tipos de modalidades esportivas que utilizam de protetores especiais para sua pratica, já está familiarizado com os equipamentos necessarios para sua realização. porem, hoje eu irei descrever um equipamento muito especifico. Quando visto nas academias normalmente ele é tratado como uma peça decorativa e de pouca importancia. porem, embora pequeno, em combate seu uso é fundamental.

Estou falando do protetor bucal, essa pequena peça de plástico que protege nosso sorriso e também outras areas do corpo. Como não sou especialista nisso, vou utilizar de diversos artigos que encontrei na internet, que serão devidamente creditados.



1 - Quais são os principais tipos de protetores bucais?

Existem diversos tipos de protetores bucais, entre eles podemos citar três mais conhecidos

I - Protetores comuns: São protetores pré moldados e normalmente muito baratos. são os mais vistos em academias e sua utilização é bem difundida, porém ele não é um bom protetor, uma vez que nem sempre ele se acomoda confortavelmente em sua boca, podendo causar cortes na gengiva e atrapalham bastante a sua respiração.

II - Protetores moldáveis em água quente: São ainda mais difundidos que os protetores comuns, a diferença é que o plastico usado em sua utilização é moldavel na agua quente, fazendo com que ele se acople melhor em sua boca, e seja muito mais confortavel que o comum, é um bom protetor para começar a treinar e se acostumar a usa-lo, porém, ele tende a cortar e a rachar depois de um certo tempo de uso, visto que ele amolece também em areas que você morda mais. tome cuidado ao molda-lo, já aconteceu comigo e com mais algumas pessoas que conheço o fato de perderem o protetor por deixarem tempo demais na agua fervendo.

III - Protetores feitos sob medida: São os mais caros, porém mais eficientes, são feitos sobre medida para sua arcada dentaria, por um profissional dentista ou um laboratorio especifico. são de longe os mais confortaveis e mais seguros, são também duradouros pois são projetados para evitar que se rasguem nos lugares em que a mordida é mais forte, são recomendados para quem já compete ou treina combate constantemente.

Fonte site colgate: http://migre.me/46ujF

2 - Quais lesões podem ser evitadas usando o protetor bucal?

Engana-se quem acha que o protetor bucal serve somente para proteger seu dentes ou sua boca, na verdade o protetor bucal tem a importante tarefa de separar a fossa craniana da junta do queixo, fazendo assim com que impactos cerebrais sejam menos constante, ele também faz com que o impacto da pancada seja distribuido igualmente pelo rosto e não focado em um só ponto, com isso o impacto é menor e o risco de K.O também é diminuido.

Além de claras lesões aos dentes e gengivas, com o uso do protetor evitamos lesões cerebrais,lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical.

Fonte Fórum Portal Vale Tudo: http://migre.me/46usA

3 - Protetores bucais podem ser compartilhados?

Olha, com a minha pequena experiencia em competições e outros tipos de eventos de luta, eu serei sincero ao dizer que academias menores utilizam dessa prática, porém não é nada recomendavel seu compartilhamento, uma vez que bácterias, doenças infeciossas e outros tipos de problemass bucais podem sim ser adquiridos apos o compartilhamento desse tipo de material.

Outro ponto para que se evite o compatilhamento é o fato de que as arcadas dentarias não são iguais, e um protetor moldado para uma arcada, não irá se encaixar bem em outra. Por isso evitem esse tipo de prática. até mesmo um protetor comum que aqui no Rio de Janeiro custa aproximadamente 8 reais é melhor do que um compartilhado pela sua equipe inteira.

Então pessoal, não se esqueçam, quando forem treinar, ou mesmo competir, leve sempre os materiais básicos de proteção e evite compartilha-los.

Para finalizar este texto, trago uma entrevista bastante interessante com uma produtora de protetores bucais, entendam pelas palavras de uma especialista o quanto eles são importantes e necessarios...

Entrevista no portal do vale tudo > http://migre.me/46uxS

Um abraço e bons treinos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário